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Ferrovia de Integração Oeste-Leste, trará para Ipiaú e região mais desenvolvimento !

Por Abraão Santos

Ipiaú vive hoje um aspecto econômico muito diferente de anos passados . A cidade conta hoje com umas das maiores fabricas de polpa de Frutas do Brasil, um comércio forte que abrange toda uma região, e apesar de não estar em solos da cidade a maior mina de níquel da America Latina reflete todo o seu impulso de desenvolvimento econômico aqui em Ipiaú. A gigantesca base da Mendes Junior para a obra do Gasoduto Cacimbas Catu se instalou aqui , e agora o mais novo empreendimento que vindo para cidade é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste. a linha não passará pela cidade mais os canteiros ficaram instalados aqui trazendo mais desenvolvimento para Ipiaú , estimasse um crescimento de 10 anos em apenas 5 , assim a cidade que no passado era modelo voltará a dar jus a seu nome .
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros pólos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões até 2012.
A ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás. Entre as vantagens previstas com a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste para o estado da Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.
Por outro lado, a ferrovia promoverá a dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além de geração de cerca de 30 mil empregos diretos. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do estado, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. Os principais produtos a ser transportados são soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.

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