logo do blog

Ameaças na internet triplicam no Brasil

De acordo com levantamento feito pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), os ataques maliciosos na internet praticamente triplicaram no Brasil em 2011.

Conforme o informativo publicado, o órgão recebeu um total de 399.515 incidentes reportados no ano passado – valor muito superior aos 142.844 registrados no ano de 2010. Segundo o levantamento, o quarto trimestre de 2011 foi o mais perigoso, tendo 80.795 notificações, apresentando um aumento de aproximadamente 94% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O relatório também mostrou que as fraudes eletrônicas estão indo além dos home bankings e serviços de e-commerce. “Notamos que em 2011 o número de notificações de casos de páginas falsas que não envolvem bancos e sites de comércio eletrônico foi três vezes maior do que o de 2010”, explicitou a análise do CERT.br.

(Fonte da imagem: CERT.br)

Confira mais alguns dados sobre a segurança na web registrados nesse estudo:

  • As tentativas de fraude eletrônica totalizaram 40.381 reportes;
  • Casos de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing clássico) em 2011 cresceram 62% em relação a 2010;
  • Malwares conhecidos como “cavalos de troia”, utilizados para furtar informações e credenciais, estiveram pouco acima de 2010, com um crescimento leve de 1,5%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário