logo do blog

Rodoviário é mais uma vítima fatal da meningite na Bahia


Mais uma pessoa morreu vítima de meningite na Bahia. O rodoviário Osvaldino dos Santos de Carvalho, de 52 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (15), no Hospital Agenor Paiva, localizado no bairro do Bonfim. Ele deu entrada na unidade hospitalar na noite de sábado (13).

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou a morte por meningite, mas aguardou os resultados de alguns exames para anunciar o tipo da doença que a vítima possuía. No fim da tarde, a Sesab pôde afirmar que a meningite foi do tipo C.

“Ele acordou 5h dizendo que estava com dor na coluna, depois teve recaída à noite e nós o levamos para o hospital”, conta a esposa, dona Dilma dos Santos, que era casada há 32 anos com Osvaldino.

O velório do rodoviário está previsto para as 16h desta segunda-feira, no Cemitério de Plataforma. Segundo dona Dilma, o único sintoma acusado pelo marido nos últimos dias, além das dores na coluna no sábado, foi uma dor de cabeça na sexta-feira (12). Osvaldino deixou três filhas.

A Bahia registrou 556 casos de meningite este ano, até o dia 30 de julho, segundo a Sesab. Do total, 58 pacientes morreram. O órgão afirma que o número é inferior ao mesmo período do ano passado, quando 87 pessoas morreram, das 1.006 que contraíram a doença.

Sintomas

A meningite é transmitida por gotículas da saliva e por contato humano. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.

Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário