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Gigantes do varejo miram o interior da Bahia.


Com a abertura de novas lojas e a incorporação de pequenos grupos locais, os gigantes dos setores de supermercados, eletrodomésticas e óticas estão aportando nos principais municípios baianos. Apenas este ano, pelo menos oito grandes redes estão abrindo lojas nas principais cidades do interior do Estado.

Como atrativo, a pujança do comércio baiano que tem crescido acima da média nacional: nos sete primeiros meses deste ano o volume de vendas do setor cresceu 8,9%, sendo que no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão chega a 9,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio, do (IBGE).

O movimento das grandes redes rumo ao interior é visto com otimismo e preocupação pelos representantes do setor. De um lado, o incremento do varejo deverá gerar uma concorrência mais acirrada entre as principais redes, com uma consequente redução no nível de preços, conforme explica Antonie Tawil, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) na Bahia.

Por outro lado, a chegada das grandes redes sacrifica o pequeno comércio e os fornecedores locais, conforme lembra o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia), Paulo Motta.

Além do crescimento com a abertura de novas lojas, muitas redes têm apostado na incorporação de tradicionais grupos varejistas locais. Foi o caso da negociação consolidada há cerca de um mês: o grupo chileno Cencosud, controlador da rede GBarbosa no Brasil, adquiriu a Cardoso – tradicional rede de supermercados de Jequié.

Principal grupo do setor de supermercados na Bahia, a rede norte-americana Walmart segue um caminho diferente: está abrindo lojas da rede Todo Dia em municípios de menor porte como Esplanada e Entre Rios.

Concorrência - No segmento óptico, a concorrência tende a se acirrar com a chegada de grandes redes como as Óticas Carol, que devem inaugurar até o próximo ano 20 lojas no interior. Para este ano, já foram contempladas as cidades de Juazeiro e Guanambi. “Teremos na Bahia importante polo na expansão da nossa rede”, destaca o CEO das Óticas Carol, Ronaldo Pereira.

A concorrente Óticas Diniz, por sua vez, já chega com cinco lojas no interior baiano. E tem planos para crescer ainda mais: “A gente sabe que este crescimento é um desafio que exige planejamento, estratégia e profissionais competentes”, diz Rita de Cássia, diretora das Óticas Diniz em Salvador. Além do interior, a rede também vai focar em Salvador e abre quatro novas lojas esta semana.

Outros setores, por sua vez, aposta num crescimento focado nas franquias. É o caso das farmácias de manipulação A Fórmula, que franqueou lojas em Valença e Ipiaú e já analisa a expansão da rede para Barreiras, Taperoá e Cairu. “Nosso plano de interiorização foi uma demanda dos próprios clientes, que sentiam falta deste tipo de serviço em suas cidades”, destaca Edza Brasil, diretora do grupo A Fórmula

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